O encontro com o Yoga

O encontro com o Yoga

Encontro é a palavra que define o Yoga em minha vida, antes de vivenciar uma aula prática não me lembro sequer de ter escutado sobre, e foi em um verão especial que nos encontramos. O ano era 2000 para 2001, recém virada do milênio, um ano antes seria mais uma vez que o mundo iria acabar e não acabou, ainda bem!

Em Dezembro de 2000, fui passar as férias de verão na Guarda do Embaú – SC, tinha acabado de terminar o primeiro ano do Curso no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva -NPOR, vindo de uma disciplina militar, queria muito relaxar, a volta a caserna seria somente em julho de 2001 então tinha alguns meses para curtir.

Já tinha estado pela Guarda alguns anos antes e neste ano em especial queria muito aproveitar os dias de sol e surf, no quartel a rotina de exercícios era puxada, e neste ano acabei crescendo bastante sentindo mais rigidez no corpo, estando mais pesado o surf já apresentava dificuldades. Em uma conversa com dois amigos compartilhei o que estava sentindo em relação ao corpo e um dos amigos me mostrou um exercício respiratório que isolava completamente a região abdominal quando ele soltava completamente o ar, a cena me impressionou! Questionei ele sobre o que era e ele me convidou neste mesmo dia para fazer exercícios em frente ao mar no por do sol.

E desta forma sem saber o que estava fazendo, nos reunimos no fim de tarde, eu e o Fu e fizemos movimentos com o corpo, equilíbrio, técnicas de flexibilidade e depois de uma rotina, aprendi algo que mudou minha vida completamente até hoje, neste dia sentamos em frente ao rio da guarda e contemplamos o horizonte, o sol se põe do lado oposto então acompanhamos a mudança dos tons das cores, com a atenção apenas na respiração.

A vontade era não sair daquele momento e quando encerramos aquela “sessão” eu olhei pra ele e já combinei de estarmos ali novamente amanhã e foi assim no outro dia, nos outros dias e completamos um mês praticando, o corpo mudou, senti a respiração de uma forma diferente, mais resistência, disposição de sobra, era o Yoga já presente na vida. Foram exatos 3 meses de verão dos sonhos, Yoga, Surf, Praia e boas energias, em um destes dias uma amiga minha, irmã da vida, a Val nos viu praticando no fim de tarde e perguntou: Vocês estão praticando Yoga? A minha primeira reação foi “não, nada a ver, isso é um exercício forte, o Fu tem me ensinado nos fins de tarde". Não sei qual visão errada que tinha sobre o Yoga na época, e também não sabia exato o que estava fazendo rs. Perguntei ao Fu o que era que estávamos fazendo e ele respondeu: Yoga! Foi uma surpresa, a Val identificou algumas posturas e reconheceu a prática e ficou ali já fazendo com a gente, disse que uma amiga era Professora de Yoga em Curitiba e quando estivéssemos lá novamente ela iria me levar para conhecer a escola.

Conheci a escola quando voltei para Curitiba e logo comecei a rotina de disciplina no Yoga, 3 meses de práticas e já estava na metade de 2001, eu teria que voltar ao quartel e nesta época de altas decisões em nossas vidas, decidi começar a formação em Yoga, mesmo tendo garantido a minha continuidade no exército, com garantias financeiras, resolvi me abrir para o novo, uma decisão que mudou completamente a minha vida.

De julho a dezembro cumpri o estágio obrigatório no quartel me formando segundo tenente e tinha uma vaga garantida para continuar, meus amigos tinham a certeza que em dezembro isso só iria se confirmar, e quando o fim do ano chegou eu disse que meu dever já estava cumprido, e o caminho na senda do Yoga estava começando.

Dei baixa do exército em dezembro, em janeiro de 2002 já tinha feito um exame para instrutor de Yoga e comecei a ter as primeiras experiências com as aulas, um novo universo se abriu. Um primo que morava em Portugal veio passar as férias no Brasil em Abril deste mesmo ano, nos encontramos, contei o que estava acontecendo em minha vida e ele me convidou para ir morar lá, muito novo ainda, com pouca experiência em decisões eu achei fantástico a possibilidade, seria a minha primeira viagem internacional e ela aconteceu. Um mês depois deste encontro eu estava desembarcando em Portugal para começar uma vida nova com Yoga. Para não se estender muito vou resumir este capítulo e prometo trazer mais detalhes desta aventura. Tive a oportunidade de lecionar em todo o país, do norte ao sul, fiz um curso de extensão universitária na Universidade Lusófona, ensinei para pessoas de toda Europa, aulas em inglês, pude conhecer com o Yoga a Espanha, França, Inglaterra e Holanda em uma das experiências mais lindas da vida.

Em 2006 essa jornada se encerrou, resolvi retornar para o Brasil, a saudade da família batia forte no peito e neste retorno foi começar do zero novamente. Mesmo tendo que iniciar contatos, procurar novos trabalhos e oportunidades, o Yoga sempre foi abrindo portas, entre 2007 a inicio de 2009 tive a oportunidade de lecionar na Academia Fit Batel com alguns irmãos da senda, Professores Mauricio e Marcia Cocco, que me apresentaram na época as aulas que faziam na Copel (empresa de energia aqui do Paraná) e levamos o Yoga laboral por alguns anos lá.

Em 2009 fiz parte do quadro da Cia Athlética em Curitiba, e tive uma experiência profissional como colaborador, treinamentos de alto nível, com profissionais de todo Brasil

.

 

Em 2010 estava completando 10 anos de Yoga e queria agradecer por tudo que já tinha vivido na senda, e uma inspiração me levou a iniciar o Yoga no Parque, compartilhar os conhecimentos do Yoga com quem quisesse praticar, o local escolhido foi o Parque Barigui em Curitiba, a primeira aula aconteceu em 06 de Outubro de 2010 com 17 praticantes, em 2020 estamos completando 10 anos de existência, estimamos que mais de 90 mil praticantes já realizaram as aulas do YNP, que tem uma equipe de 7 Professores.

Fotos: Primeira aula de Yoga, Aérea no Parque Barigui e Jardim Botânico.


2012 a 2014 fiz parte do quadro da Academia Swimex, da mesma forma uma experiência profissional em academia com treinamentos diversos e aperfeiçoamento.

2016 a 2018 fiz parte do quadro da Academia Bodytech em Curitiba, excelente experiência em mais uma rede nacional de academias, com treinamentos e aperfeiçoamentos em todas as áreas.