O Que é Yoga?

O Que é Yoga?



Mas afinal o que é Yoga?

 

No momento atual, na era da informação pode ser muita coisa, o que você quiser na verdade.

Yoga pode ser tentar colocar o dedo maior do seu pé na orelha em uma postura de equilíbrio, pode ser também a postura do elefantinho, pode estar relacionado a uma forma de vida, enfim o Yoga pode ter mais de 7 bilhões de definições.

Seria um tanto egóico trazer uma definição concreta para algo que vem de uma cultura oriental, mesmo com tantos Mestres e Professores com anos de viagem a índia podem ocorrer interpretações pessoais desta tradição milenar de autoconhecimento.

Quando começamos a estudar os Vedas, Upanishads que são os registros da tradição do Sanatana Dharma (hunduísmo), podemos encontrar uma definição de Jaideva Singh, no comentário do Vijñanabhairava (p.XIII) que afirma:

“A palavra Yoga é usada tanto no sentido de união (com o Divino) como no de veículo (upaya) para essa união. […] Desafortunadamente, nenhuma palavra foi tão profanada nos tempos modernos como a palavra Yoga. Andar sobre o fogo, tomar ácido lisérgico, parar o batimento cardíaco etc. se consideram Yoga, quando, a bem da verdade, não têm nada a ver com ele. Mesmo os poderes psíquicos [siddhis] não são Yoga. Yoga é consciência; transformação da consciência humana em consciência divina.”

Mas espera ai Professor; você mencionou “Sanatana Dharma e Hinduísmo”, e estávamos falando sobre o que é Yoga!

 Exato não tem como mencionar o que é Yoga sem falar do Sanatana Dharma que em outras palavras significa “Verdade Eterna” e tem como principio uma série de preceitos culturais para quem os segue na Índia, não pode ser considerada estritamente uma religião mas se você olhar de fora sem nenhum conhecimento pode achar isso. Iremos trazer um texto comentando especificamente sobre essa parte.

O Yoga é uma visão peculiar sobre o ser humano e seu papel na ordem das coisas, bem como um caminho de autoanálise que pode ser colocado em prática, prescindindo de qualquer teoria ou crença. Um caminho que conduz o homem a compreender verdadeiramente a si mesmo.

Gostamos bastante desta definição, o Yoga é uma visão prática do Hinduísmo e está ligado ao autoconhecimento. De uma forma simples em uma prática você aprende a se aquietar, observar o corpo, respirar, relaxar e se observar depois deste processo, isso é autoconhecimento.

A palavra autoconhecimento é grande assim como a nossa vida então no Yoga você não precisa ter pressa, temos uma vida toda para entender o significado de cada letra que compõe essa imensa palavra.


0 Comentário(s)
Deixe seu comentário:
Seu comentário foi enviado para a moderação!